Sustentabilidade
Cortar árvores é crime
(08 - 08 - 12)

Nem todos sabem, mas o corte ou a poda das árvores sem autorização dos órgãos competentes é considerado crime. O infrator pode ser condenado a pagar multa no valor de R$ 500 (podendo variar de acordo com o município), ou até ser detido.


O valor da multa ou da pena também muda dependendo do tipo de árvore em questão. Se a árvore apresentar características que a definam como de preservação permanente (as características podem ser encontradas na lei nº 12.651 art. 4 ou se for madeira de lei, que é mais durável (Jatobá, Pau-Brasil, Peroba, Cedro, entre outras) o ato de corte ou poda é considerado crime e infração administrativa, fatores que agravam a transgressão.

Quando houver necessidade de poda de árvores de qualquer tipo, o órgão competente deve ser contatado, evitando assim que a poda seja prejudicial à árvore. Em casos em que a árvore estiver com a estrutura avariada ou ser detectada morte da planta, deverá ser feito um pedido de corte, que se configura em uma autorização, ou pedido para o órgão competente fazê-lo.



Voltar


Comentários (5)


Edméa souza santos
03/12/2014 08:13:31
Preciso de uma orientação...bom dia... moro em correntina-ba e estou muito indignada e muito triste. Tenho uma tia que mora a mais de 40 anos nesta e ela plantou uma árvore em frente de sua casa a mais de 22 anos , e o prefeito da cidade tomou a decisão de de cortar uma árvore sem se quer comunicar que iria corta. Ficou sabendo depois para fazer Quiosque. Gostaria de saber se é legar essa atitude?

helena
28/11/2014 13:30:36
Comprei uma chacara que tem tres arvores de perobas.Posso cortar?

eliane
24/04/2014 23:02:09
na casa de minha tem 2 jabuticabeiras e a vizinha que corta porque ta sujando o quintal dela e disse que ta entupindo as calhas da casa me levou no forum que eu pago pra ela uma indenicao de 14 mil reais ,sendo que ela me pediu que eu podasse as arvores e eu ja podei

Allan ramos
08/12/2013 02:28:47
Elvis Linhares

Se alguem cortou as arvores vcs devem comunicar imediatamente a secretaria do meio ambiente. mais concerteza o dono do terreno ira pagar multa.
Pq ninguem vai invadir o terreno e cortar a sua arvore, vc tera que ter uma boa explicação

Elvis Linhares
13/08/2013 22:37:02
boa noite,
Tenho um terreno que foi do meu avo, ontem estive la e constatei que alguem o invadiu e cortou com mato serra quase todas arvores que existiam la, fpdentre elas pau brasil, pau ferro e muitas outras frutiferas. como procedes e a quem recorrer?




Deixe um comentário    

Informe as palavras abaixo


  Trocar imagem